LED – O princípio

Existem vários tipos de Leds à venda, para as mais diversas aplicações. Quanto mais a tecnologia evolui, maior a quantidade de modelos que surgem para suprir diferentes necessidades.

Tudo começou com os leds de sinalização, aqueles que ficam acesos em nossos equipamentos eletrônicos tais como TVs e computadores entre outros, indicando quando estão em funcionamento ou em espera (standby).

LED 5mm
Led 5mm

Muito discretos e com potência bastante reduzida, ficaram restritos a essa aplicação por anos sem que o mundo entendesse que ali estava o futuro da iluminação. Pequenos, coloridos, feitos de material plástico e com diâmetros variando entre 3 e 7mm tipicamente, receberam uma evolução e passaram a existir na cor branca (com muitos desvios de cor).

Teste
Led 5mm branco – Esquema interno led 5mm

Devido ao tipo de invólucro plástico que não permite a necessária dissipação de calor gerada pela potência elétrica, trabalham em correntes muito baixas (entre 5 e 20 miliampéres), apresentando também baixo fluxo luminoso. A solução para aplicar em iluminação é o uso agrupado em grandes quantidades, permitindo assim aumentar o fluxo luminoso total. Algumas lâmpadas ainda são vendidas com esta tecnologia devido ao baixo custo, porém, com qualidade questionável.

Lâmpadas com led 5mm
Lâmpadas com led 5mm

Encontram aplicação garantida em produtos que necessitem de pouca luz e consumo muito baixo de energia tais como balizadores em geral e iluminação de emergência.

Na essência o led é o mesmo, ou seja, é um componente eletrônico conhecido como diodo semicondutor, que quando energizado convenientemente, emite luz.

 

Mauro Marchesi

 

LED….Qual devo escolher?

Existe uma dificuldade muito grande em saber qual escolha devo fazer quando o assunto é LED. As tecnologias existentes até o momento encontraram o nicho adequado através do tempo, ou seja, cada tipo de lâmpada encontrou seu ambiente mais adequado através de projetos e experiências profissionais ou pessoais.

As lâmpadas incandescentes comuns ocuparam o espaço doméstico; as halógenas passaram a ter uma aplicação mais técnica, valorizando ambientes e design, sendo muitas vezes a preferida dos arquitetos, projetistas e light designers. Uma prova disso foi a última edição da Casa Cor em meados deste ano (2014), onde a grande maioria das aplicações em ambientes internos mais sofisticados apresentou a aplicação de lâmpadas halógenas nas mais diversas versões.

Quando o assunto é área de trabalho ou estudo, as lâmpadas fluorescentes são as estrelas principais. Em áreas industriais, quadras de esporte, iluminação de fachadas entre outras, as lâmpadas de multivapor metálico dominam a aplicação. No setor de iluminação pública temos as lâmpadas vapor de sódio.

E o LED?? Bem, o LED tem a missão de substituir as lâmpadas em todas as suas aplicações e é exatamente por esse motivo que a escolha se torna um pouco confusa. Novos termos apareceram tais como: led 5mm, led alto brilho, led estrela de potência, led SMD, led COB, barras de led, placas de led, e assim por diante. Devido a uma quantidade tão grande de opções, o led apresenta a possibilidade de tomar o lugar de cada um dos tipos de lâmpadas, porém, com o modelo certo.

Vamos falar de cada tipo de LED a partir dos próximos artigos.

 

Mauro Marchesi

LED e eficiência energética em iluminação

Com a entrada no mercado de lâmpadas diversas utilizando led, lâmpadas tubulares com led e luminárias com sistema led integrado, várias dúvidas surgiram em relação à característica de economia desta tecnologia, visto que é um produto ainda com preço elevado.

Será que o investimento necessário para a troca das lâmpadas existentes vale a pena? Terei retorno desse investimento com a troca por lâmpadas de led? Bem, vamos por partes: Se o caso é a troca de lâmpadas comuns incandescentes, qualquer lâmpada, tanto fluorescente como também led, irá consumir muito menos e iluminar mais, retornando rapidamente o investimento inicial. Aliás, para quem tem lâmpada incandescente comum em casa, o aviso simples é que você está jogando dinheiro no lixo e já deveria ter trocado por lâmpadas mais eficientes.

Com relação às lâmpadas fluorescentes a coisa já é um pouco mais complicada. A troca de lâmpadas fluorescentes T8 de 32W ou 16W por lâmpadas de led tubulares, pode neste momento significar que o dinheiro investido deverá aguardar um retorno aproximado entre 5 e 7 anos, o que torna ainda inviável.

A troca de lâmpadas fluorescentes da tecnologia T5 de 14 ou 28W, em geral não retorna o investimento dentro da vida da lâmpada de led, sendo ainda mais inviável.

Vale ressaltar que a grande maioria das lâmpadas de led vendidas no mercado tem uma vida de aproximadamente 25.000 a 30.000 horas (algumas não chegam nem a 15.000horas), bem diferente da vida largamente divulgada de 50.000 horas do led.

Recentemente, a nova normalização de lâmpadas led entrou em vigor, o que deverá com o tempo permitir que somente produtos de qualidade cheguem ao mercado, porém, temos que aguardar que a certificação de lâmpadas conforme a norma se torne obrigatória.

Se você vai trocar suas lâmpadas por outras da tecnologia led, pesquise, pois pode ser mais vantajoso em alguns casos, esperar um pouco mais. A tecnologia evolui muito rápida e com certeza o que hoje ainda é duvidoso será totalmente vantajoso em curto prazo.

Aguarde mais informações sobre eficiência com led.

 

Mauro Marchesi