Com a entrada no mercado de lâmpadas diversas utilizando led, lâmpadas tubulares com led e luminárias com sistema led integrado, várias dúvidas surgiram em relação à característica de economia desta tecnologia, visto que é um produto ainda com preço elevado.
Será que o investimento necessário para a troca das lâmpadas existentes vale a pena? Terei retorno desse investimento com a troca por lâmpadas de led? Bem, vamos por partes: Se o caso é a troca de lâmpadas comuns incandescentes, qualquer lâmpada, tanto fluorescente como também led, irá consumir muito menos e iluminar mais, retornando rapidamente o investimento inicial. Aliás, para quem tem lâmpada incandescente comum em casa, o aviso simples é que você está jogando dinheiro no lixo e já deveria ter trocado por lâmpadas mais eficientes.
Com relação às lâmpadas fluorescentes a coisa já é um pouco mais complicada. A troca de lâmpadas fluorescentes T8 de 32W ou 16W por lâmpadas de led tubulares, pode neste momento significar que o dinheiro investido deverá aguardar um retorno aproximado entre 5 e 7 anos, o que torna ainda inviável.
A troca de lâmpadas fluorescentes da tecnologia T5 de 14 ou 28W, em geral não retorna o investimento dentro da vida da lâmpada de led, sendo ainda mais inviável.
Vale ressaltar que a grande maioria das lâmpadas de led vendidas no mercado tem uma vida de aproximadamente 25.000 a 30.000 horas (algumas não chegam nem a 15.000horas), bem diferente da vida largamente divulgada de 50.000 horas do led.
Recentemente, a nova normalização de lâmpadas led entrou em vigor, o que deverá com o tempo permitir que somente produtos de qualidade cheguem ao mercado, porém, temos que aguardar que a certificação de lâmpadas conforme a norma se torne obrigatória.
Se você vai trocar suas lâmpadas por outras da tecnologia led, pesquise, pois pode ser mais vantajoso em alguns casos, esperar um pouco mais. A tecnologia evolui muito rápida e com certeza o que hoje ainda é duvidoso será totalmente vantajoso em curto prazo.
Aguarde mais informações sobre eficiência com led.
Mauro Marchesi