LED – O princípio

Existem vários tipos de Leds à venda, para as mais diversas aplicações. Quanto mais a tecnologia evolui, maior a quantidade de modelos que surgem para suprir diferentes necessidades.

Tudo começou com os leds de sinalização, aqueles que ficam acesos em nossos equipamentos eletrônicos tais como TVs e computadores entre outros, indicando quando estão em funcionamento ou em espera (standby).

LED 5mm
Led 5mm

Muito discretos e com potência bastante reduzida, ficaram restritos a essa aplicação por anos sem que o mundo entendesse que ali estava o futuro da iluminação. Pequenos, coloridos, feitos de material plástico e com diâmetros variando entre 3 e 7mm tipicamente, receberam uma evolução e passaram a existir na cor branca (com muitos desvios de cor).

Teste
Led 5mm branco – Esquema interno led 5mm

Devido ao tipo de invólucro plástico que não permite a necessária dissipação de calor gerada pela potência elétrica, trabalham em correntes muito baixas (entre 5 e 20 miliampéres), apresentando também baixo fluxo luminoso. A solução para aplicar em iluminação é o uso agrupado em grandes quantidades, permitindo assim aumentar o fluxo luminoso total. Algumas lâmpadas ainda são vendidas com esta tecnologia devido ao baixo custo, porém, com qualidade questionável.

Lâmpadas com led 5mm
Lâmpadas com led 5mm

Encontram aplicação garantida em produtos que necessitem de pouca luz e consumo muito baixo de energia tais como balizadores em geral e iluminação de emergência.

Na essência o led é o mesmo, ou seja, é um componente eletrônico conhecido como diodo semicondutor, que quando energizado convenientemente, emite luz.

 

Mauro Marchesi

 

Mauro Marchesi

Formado em Engenharia Elétrica e pós graduado em Marketing e Administração da Produção. É Diretor Comercial da ARM Iluminação e tem experiência de mais de 25 anos na indústria de luminárias, desenvolvendo produtos e realizando projetos luminotécnicos. É docente do curso de pós graduação em Eficiência Energética no Senai Mariano Ferraz, na disciplina de sistemas de iluminação. Responsável pela introdução do curso de Formação Continuada de Luminotécnica na rede Senai, envolvendo o ensino de novas tecnologias e de projetos com o Dialux. É proprietário do site www.mmluz.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *