O que é Luz?

Antes de discutirmos qualquer conceito luminotécnico, é necessário entendermos sobre a grande “estrela” de nosso cotidiano que é a LUZ.

O conceito principal é de que a Luz é uma radiação eletromagnética que tem a capacidade de produzir sensações visuais. Dentro do conceito de ondas eletromagnéticas, temos desde raios cósmicos, raios gama, raios x, radar e tantas outras. As ondas eletromagnéticas são identificadas de acordo com o comprimento, o que nos permite classificar de forma precisa cada uma delas. Nem todas as ondas eletromagnéticas são visíveis, muito pelo contrário, a maioria é invisível ao olho humano.

A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível.

Qual intervalo??  Entre 380 nm e 780 nm (nano metros). Dentro deste intervalo estão todas as possibilidades visíveis da luz, incluindo-se as cores.

           

A definição de luz é bastante ampla dentro da física, porém, dentro do estudo luminotécnico este conceito básico permite um bom entendimento, mesmo porque estudamos os efeitos causados pela luz.

Uma vez entendido o que é luz, colocamos a seguinte questão: Os objetos já possuem cores definidas? A maioria responderá que sim, porém, a aparência de um objeto é resultado da iluminação que incide sobre a superfície do mesmo. Imagine olharmos um gramado totalmente verde sob a luz do sol. A luz branca incide sobre o gramado que por sua vez, absorve parte do espectro da luz e reflete somente o comprimento de onda da cor verde. A cor na realidade é o resultado de parte do espectro da luz refletida sobre o objeto observado. Em outras palavras, iluminamos um objeto; a luz incide sobre este objeto que absorve uma parte da luz e reflete outra, permitindo que nossos olhos identifiquem a cor através da parte refletida das ondas eletromagnéticas. Nós não vemos a luz incidente, mas sim a luz que é filtrada e refletida pelo objeto observado.

Filtrada? Refletida? Transmitida? Bem, este será o próximo assunto: Qual o comportamento da luz nas mais diversas situações e materiais?

 

Mauro Marchesi

Mauro Marchesi

Formado em Engenharia Elétrica e pós graduado em Marketing e Administração da Produção. É Diretor Comercial da ARM Iluminação e tem experiência de mais de 25 anos na indústria de luminárias, desenvolvendo produtos e realizando projetos luminotécnicos. É docente do curso de pós graduação em Eficiência Energética no Senai Mariano Ferraz, na disciplina de sistemas de iluminação. Responsável pela introdução do curso de Formação Continuada de Luminotécnica na rede Senai, envolvendo o ensino de novas tecnologias e de projetos com o Dialux. É proprietário do site www.mmluz.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *