A importância da luz

A evolução dos sistemas de iluminaçãoA evolução dos sistemas de iluminaçãoA evolução dos sistemas de iluminaçãoA evolução dos sistemas de iluminação

Qual a importância da iluminação em nosso dia a dia? Como seriam nossos dias sem a iluminação artificial? Vamos pensar em uma atividade de convivência social e de entretenimento que é o teatro. (Obs: As considerações abaixo são mera informação e não tem a pretensão de realizar qualquer tipo de estudo histórico)

– No início do teatro ocidental, todas as apresentações eram feitas durante o dia, onde a luz solar permitia apreciar as peças. Os locais onde as apresentações eram feitas, precisavam ficar longe de pântanos, em locais de boa salubridade evitando a infestação de insetos. As chuvas também eram um problema, pois os locais não tinham cobertura.

– Avançando um pouco no tempo, após a queda do império romano, temos o in idade média. Construções fechadas em igrejas permitiam atos litúrgicos com o uso de grandes vitrais para entrada da luz.

– A partir do século XVI, os teatros eram construções fechadas, com grandes janelas para a entrada de luz, e o uso de velas nas apresentações noturnas.

– Um século após, os teatros eram iluminados com grandes candelabros. Pouco depois, em torno de 1783/1784, apareceu o lampião a óleo.

– A partir de 1840, o uso do gás tornou-se normal nas apresentações.

– O lampião e as tochas tinham o inconveniente de provocarem fumaça, fuligem e mau cheiro. O gás além de produzir cheiro desagradável, era perigoso e causava sonolência por intoxicação.

– Alguns estudos sobre a lâmpada elétrica estavam em andamento desde o início dos anos 1800. Em 1874, Os inventores canadenses Henry Woodward e Mathew Evans registram a patente para uma lâmpada incandescente. Eles vendem a patente para o Thomas Alva Edison em 1879. A partir deste ponto, a equipe de Thomas Edison atualiza o produto e o torna comercial, dando início à era da luz elétrica.

– Outros acontecimentos importantes na história da iluminação:

. Em 1938 são comercializadas lâmpadas fluorescentes inventadas por Nikola Tesla. A invenção permitiu iluminar com um menor consumo de energia elétrica (maior eficiência).

. Em 1958 vieram as lâmpadas halógenas.

. Em 1961 foi inventado o Led. A invenção só foi utilizada como fonte de iluminação em 1999. Os leds hoje são uma realidade e deverão gradativamente substituir as fontes de luz com menor eficiência energética.

. No Brasil, em 2016 todas as lâmpadas incandescentes comuns não serão mais fabricadas. Isto já vem acontecendo gradativamente desde 2007.

 

Só um pouco de história…….imaginem sem a luz!!!!

 

Mauro Marchesi

Mauro Marchesi

Formado em Engenharia Elétrica e pós graduado em Marketing e Administração da Produção. É Diretor Comercial da ARM Iluminação e tem experiência de mais de 25 anos na indústria de luminárias, desenvolvendo produtos e realizando projetos luminotécnicos. É docente do curso de pós graduação em Eficiência Energética no Senai Mariano Ferraz, na disciplina de sistemas de iluminação. Responsável pela introdução do curso de Formação Continuada de Luminotécnica na rede Senai, envolvendo o ensino de novas tecnologias e de projetos com o Dialux. É proprietário do site www.mmluz.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *